O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

1 pessoa online 
6 veículos cadastrados 
Navegação

Principais marcas
Notícias » Agrishow 2016
29/04/2016

Maior feira de agronegócio do país, 23ª Agrishow espera 160 mil visitantes

 

Considerado o maior evento de agronegócio a céu aberto do país, a 23ª edição da Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow) começa nesta segunda-feira (25) emRibeirão Preto (SP) com a expectativa de receber o mesmo público do ano passado: 160 mil visitantes.

Apesar da crise econômica, o número de expositores se manteve em relação à última edição. Cerca de 800 empresas expõem o que há de mais moderno para ser usado no campo, seja na agricultura ou na pecuária, em uma área de 440 mil metros quadrados, o equivalente ao tamanho do Vaticano.

O diretor da Agrishow, José Danghesi, reconhece que o cenário econômico desfavorável prejudicou a participação de alguns setores. Entretanto, justifica que o chamado “núcleo duro” da feira, composto por fabricantes de máquinas e implementos agrícolas, e por bancos financiadores, estarão presentes.

“Nós tivemos alguma falta de expositor na aviação, no setor de pneus, de ferramenta manual. Se ele veio no ano passado com 300 metros, esse ano fez uma redução do estande por questão de custo. Mas, tivemos um aumento de empresas de pecuária, de agricultura de precisão”, afirma.

Compras e vendas
A previsão do volume de negócios durante a feira será divulgada na manhã desta segunda, mas os organizadores já adiantaram no lançamento em São Paulo (SP) que esperam repetir o desempenho do ano passado, quando registrou faturamento de R$ 1,9 bilhão, queda histórica de 30%.

Apesar de o agronegócio ter registrado crescimento em 2015, os empresários admitem que a venda de máquinas e implementos deve ser abalada pelas altas taxas de juros em linhas de crédito, como o Programa de Modernização da Frota Agrícola (Moderfrota).

Mesmo que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) tenha anunciado ampliação do orçamento em R$ 300 milhões, os juros dessa modalidade de financiamento passaram de 4,5% para 7,5% ao ano a micro, pequenos e médios produtores.

A Agrishow é considerada um dos principais termômetros sobre o desempenho do mercado, tanto é que as vendas formalizadas durante a feira representam 6% do total de negociações de máquinas firmadas em um ano, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).

Estrutura
Mas, se o cenário econômico não ajuda, pelo menos a estrutura da Agrishow parece melhor. Sem revelar valores, os organizadores dizem que investiram este ano em melhorias, mais do que nas duas últimas edições.

Pela primeira vez, quatro avenidas dentro da feira serão asfaltadas – até o ano passado, apenas a principal via era pavimentada. Trenzinhos com capacidade para até 55 passageiros também transportarão os visitantes pelo evento – antes, o deslocamento era feito a pé.

“Construímos mais sanitários e uma praça para food trucks. O paisagismo deixa a feira mais humanizada, então teremos mais sombras, mais bancos, mais áreas de descanso. Esse é o nosso papel, proporcionar um ambiente agradável, que favoreça os negócios”, diz Danghesi.

Lançado no ano passado, o aplicativo da Agrishow também passou por mudanças. Nessa edição, a ferramenta não só facilitará a localização dos estandes, como também permitirá a interação entre os visitantes, principalmente quem deseja vender e quem busca comprar.

Voltar
Pesquisas
Categoria
Marca
Modelo
Condição
Ano de fabricação
Busca avançada

FALE CONOSCO
 
Copyright 2011 Arjona Caminhões - Todos os direitos reservados.